Inglês, espanhol… e o português? Você investe para que seu filho “domine” a própria língua?

Preparar o filho para a vida adulta é uma das principais preocupações entre os pais. E, com frequência, essa preocupação envolve estimular a criança para que aprenda idiomas muito populares no mundo todo, como o inglês e o espanhol. Assim, acreditamos que estamos suprindo nosso filho com uma valiosa ferramenta para que ele possa se comunicar em outros países e para que tenha a possibilidade de construir uma carreira de sucesso. Mas quem investe no ensino da língua portuguesa? Quem se preocupa em oferecer à criança a proximidade e a valorização da nossa língua, do português?

A importância da língua portuguesa

É importante que nos façamos essa pergunta, especialmente se pararmos para pensar no quanto a nossa cultura tende a ser desvalorizada. Basta prestar atenção em como filmes e livros que vêm de fora, produzidos por artistas estrangeiros, fazem mais sucesso do que os produtos assinados por artistas nacionais. Esse movimento reflete uma colonização cultural que sofremos aqui, e que leva à constituição de uma autoestima baixa, a esse sentimento de que o que temos e produzimos por aqui é sempre inferior. Quebrar esse ciclo é fundamental, e valorizar a língua portuguesa pode ser uma forma de fazer isso.

Outro caminho é procurar consumir arte e literatura nacional, especialmente aquelas que tenham personagens, cenários e dilemas que falem do nosso país. Ao apresentar um livro desses para seu filho, por exemplo, você pode ressaltar a musicalidade de nosso idioma e debater com ele os elementos que tornam nossa cultura tão única e especial. Fortalecer a autoestima da criança como brasileira também colabora, no fim, para o fortalecimento de sua autoconfiança individual. Além disso, se entender pertencente a um país contribui para a constituição da identidade individual também. Saber de onde se vem e como isso influencia no seu jeito de ser é essencial para definir os caminhos que se quer percorrer.

Preparação para o futuro

Para além do fortalecimento do indivíduo em sua identidade e autoestima, dominar o português auxiliará o indivíduo na sua apreensão do mundo e na sua compreensão da leitura. Dessa forma, aprende-se também a se comunicar com destreza, a dar corpo às ideias e a desenvolver o senso crítico, valiosas ferramentas para quem vai enfrentar os desafios do nosso tempo.

Construir uma carreira de sucesso, que faça sentido e nos mantenha próximos de nossos objetivos e sonhos envolve estudo constante, aprimoramento, autonomia, estar sempre atualizado e saber onde buscar informações, competências somente possíveis entre aqueles que dominam o idioma de seu país.

Por fim, com as transformações que a língua portuguesa tem sofrido depois da entrada da internet, e de novas formas de expressão, manter uma proximidade com a língua-mãe é uma maneira de preservá-la. Nosso idioma é nosso patrimônio, guarda a memória de uma cultura e precisa ser cuidado diante das transformações sociais que se anunciam no horizonte.


Saiba Por que a natureza brasileira deveria estar mais presente no livro infantil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *