Grandes escritoras brasileiras chegam aos assinantes do Quindim no mês da mulher

Este mês, a seleção de nosso time de curadores homenageia escritoras que transformaram a literatura brasileira e que ocuparam espaços onde antes não eram bem-vindas. Como bem definiu Marina Colasanti, uma das autoras selecionadas:

“Somos mutantes, mulheres em transição. Como nós não houve outra antes. E as que vierem depois serão diferentes.”

O mês de março chega para relembrar as histórias contadas por essas grandes mulheres. Histórias sem as quais não seríamos quem somos hoje.

Pré-leitor (0 a 2 anos)

Os pescadores e as suas filhas

os pescadores e suas filhas cecília meireles cris eich

Escritora: Cecília Meireles
Ilustradora: Cris Eich
Editora: Global

Esta obra traz o emblemático poema de Cecília Meireles ilustrado pela aquarelista Cris Eich. Um poema que fala sobre o cotidiano de pescadores, com seus dias ensolarados, o movimento dos barcos, o mar e as suas filhas. E o afeto, os desejos e os sonhos dos personagens. É assim dançando, nesse movimento de cores e cantigas de sol e água, que o canto das meninas invade os sonhos dos adultos cansados. É assim também, com o canto de nossos filhos, que renovamos, dia a dia, nosso olhar adulto e fatigado.

Curvo ou reto: olhar secreto

curvo ou reto olhar secreto ana maria machado luisa baeta
Escritora: Ana Maria Machado
Ilustradora: Luisa Baeta
Editora: Global

Esta obra surgiu do encontro do olhar da mãe Ana Maria Machado com o olhar da filha Luisa Baeta. Uma escritora, outra fotógrafa, duas linguagens diferentes dançam juntas para revelar aquilo que nem sempre vemos. A roda de bicicleta, o balanço, a janela, o prato. Formas cujos significados já assimilamos. O olhar da infância, porém, ainda tende a ver o mundo mais como forma do que como significado. Assim, a caixa de papelão vira uma casa, um carro, um navio. O livro brinca um pouco com esse exercício de enxergar as formas deslocadas dos significados, algo fácil para os pequenos, mas que demanda esforço para o olhar mais enrijecido do adulto.

Leitor iniciante (3 a 5 anos)

Limeriques das causas e efeitos

limeriques das causas e efeitos tatiana belinky andrés sandoval
Escritora: Tatiana Belinky
Ilustrador: Andrés Sandoval
Editora: 34

Os limeriques são versos curtos, ritmados e com um nonsense divertidíssimo. No Brasil, muitos se aventuraram, como Clarice Lispector, mas quando se fala em limerique… se fala em Tatiana Belinky, cujo centenário seria comemorado este mês. Este livro é ainda mais especial e representativo da obra de Belinky, pois, em diálogo com as ilustrações contemporâneas de Andrés Sandoval, trazem ainda outra grande característica dessa amada autora: o teatro. Esse encontro de uma forma poética tão tradicional e de uma autora centenária com a linguagem contemporânea encontrada pelo ilustrador é extremamente potente. Não são imagens óbvias, é o nonsense sobre o nonsense ressignificando formas e objetos neste teatro de sombras.

A casa do bode e da onça

a casa do bode e da onça angela-lago
Autora: Angela-Lago
Editora: Rocco

E cá temos mais um causo contado por nossa querida mineira Angela-Lago. Nesta história, a onça e o bode constroem sem perceber a mesma casa. E passam a ter de dividir muito a contragosto o mesmo espaço. A obra de Angela-Lago trata o popular como uma potência capaz de transformar a sociedade. Seus recontos são uma recriação, que pode tanto enriquecer como elucidar a leitura de uma história já conhecida, revitalizando o folclore e difundindo conteúdos que promovem a compreensão da realidade social para o leitor.

Leitor autônomo (6 a 8 anos)

A mulher que matou os peixes

a mulher que matou os peixes clarice lispector mariana valente
Escritora: Clarice Lispector
Ilustradora: Mariana Valente
Editora: Rocco

Nesta obra, Clarice nos conta em primeira pessoa sua relação com os animais, para explicar ao leitor por que matou os peixinhos. É um relato de uma mãe sobre os bichos que já viveram em sua casa. Sobre o amor que tem por eles, sobre os descuidos de uma mulher atarefada, sobre os conselhos para um filho e sobre as dinâmicas cotidianas. As colagens que ilustram a narrativa trazem elementos da vida cotidiana de uma mulher da época de Clarice recolhidas pela neta da autora. Os pequenos detalhes complementam a narrativa, conferindo uma ambientação vintage, com autorreferência e humor.

A perigosa vida dos passarinhos pequenos

a perigosa vida dos passarinhos pequenos miriam leitão rubens matuck
Escritora: Míriam Leitão
Ilustrador: Rubens Matuck
Editora: Rocco

Esta obra de Míriam Leitão traz, costurada em uma história central, uma série de pequenas narrativas sobre pássaros pequenos. A autora explica que tais histórias surgiram de fatos reais observados em seu sítio. No cotidiano acelerado, muitas vezes ficamos ensimesmados e não conseguimos parar para observar o mundo que acontece ao nosso redor. O mundo das pequenices, tão reveladoras. As delicadas ilustrações desta obra retratam os pássaros com verossimilhança. Lembram ilustrações antigas, de caráter mais realista. Suaves, tornam-se um convite para leitores de diferentes idades adentrarem nesse mundo sob a perspectiva dos passarinhos.

Leitor fluente (9 a 12 anos)

Quando a primavera chegar

Quando a primavera chegar marina colasanti
Autora: Marina Colasanti
Editora: Global

Esta obra traz uma antologia de 17 contos inéditos da Marina Colasanti, que trazem o maravilhoso como marca. Um crisântemo floresce na palma da mão, um menino nasce com um olho no meio da testa, um relojoeiro fabrica um robô, um rei precisa de povo. Contos que trazem metáforas sobre regeneração, sobre dores e alegrias, sobre aquilo que não sabemos explicar e que nos faz humanos. As camadas de leitura que esta obra traz ultrapassa as fronteiras da idade – se é que elas existem de fato. Uma obra que fala a todos com fluência leitora, jovens e adultos, e que pode ser lida e discutida por toda a família.

De medos e assombrações

De medos e assombracoes cora coralina soud
Escritora: Cora Coralina
Ilustrador: Soud
Editora: Global

Esta obra reúne contos de horror de Cora Coralina, uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. Neste livro, o leitor encontra uma linguagem de outros tempos, que ambienta – no próprio modo de contar, palavras, estrutura de frases etc. – o cenário de uma Goiás interiorana, em que histórias macabras circulavam como possível verdade e aterrorizavam os moradores de vilarejos. Um texto que demanda fluência leitora e, por isso, um tempo de leitura mais prolongado para alguns leitores em formação. Na Era da Informação, da velocidade, parar um momento e respirar esse outro tempo de uma Goiás interiorana pode se tornar um oásis para um leitor dedicado.


Saiba mais sobre o trabalho e a vida de 4 escritoras que transformaram a literatura infantil brasileira e que fazem parte da seleção do Clube Quindim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *