Sono sem lágrimas: dicas para proporcionar um sono tranquilo para a criançada

As horas vão passando, o momento de dormir se aproxima, mas basta você dizer isso ao seu filho para ter uma cena cheia de gritos e lágrimas? Acredite, esse desafio é mais comum do que você pensa. No entanto, promover o descanso adequado para a criança é fundamental para a sua saúde. Estudos diversos comprovam isso. Recentemente, a Universidade de Queensland, na Austrália, fez um acompanhamento com quase 3 mil crianças e apontou que quem tinha uma rotina de sono mais desequilibrada tinha maior probabilidade de apresentar problemas de déficit de atenção e dificuldades de aprendizado.

Como driblar isso? A equipe do Clube Quindim conversou com o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”, e reúne algumas dicas a seguir.

Ensine seu filho a dormir

O pediatra explica que, desde o nascimento do pequeno, os pais podem ajudá-lo a entender uma rotina de sono. “É importante que a família eduque a criança nesse sentido. Que mostre que há um momento em que a casa entra em outro ritmo, que é o ritmo daquela família”. Assim, sinalizar que, de dia, o lar tem um ritmo mais barulhento e agitado e, à noite, as luzes se apagam e a tranquilidade se instaura para que todos descansem é essencial. Estabelecer um ritual para o sono, com passos definidos, também pode ajudar. Ele pode ser composto pelo momento do banho, seguido por uma alimentação leve, uma história e então o sono. Tudo isso, é claro, adaptado para a realidade de cada família.

Evite deixar chorar

Se o pequeno chora durante a noite, o pediatra recomenda que os pais demonstrem acolhimento, atendendo a criança. Ele aconselha, no entanto, que a criança permaneça em seu quarto: “Os pais devem ficar com ela. Nem que esperem que o filho pegue no sono ou que durmam em um colchonete. Mas é importante mostrar que é naquele espaço que o pequeno descansa”.

Estabeleça tranquilidade

Perto da hora de dormir, dr. Sylvio dá outra recomendação: “A família deve investir em brincadeiras mais tranquilas, com menos agitação. Também é importante evitar celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos que interferem no descanso”. Tudo isso ajuda a criar o clima de que o pequeno precisa para embalar no sono.

Leia para seu filho

Já falamos muitas vezes por aqui sobre a importância de ler para seu filho. O contato com a literatura, afinal, fortalece vínculos e é fundamental para o desenvolvimento. Além disso, de acordo com o especialista, ler antes de dormir auxilia no processo de relaxamento da criança, contribuindo para uma noite de sono mais longa e de melhor qualidade. E se você precisa de ajuda para escolher os títulos certos para este momento, veja aqui como o Clube Quindim pode ajudá-lo.

Vá de luz azul

O pequeno não abre mão de uma luz acesa no quarto? Dr. Sylvio aconselha a família a instalar uma luz azul: “Esse tipo de luz induz ao sono. Fora que dá uma tranquilidade para a criança que tem medo de escuro”.

Pessoas fotografia desenhado por Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *