No mês em que se comemora o Dia das Mães, convidamos a todas as mães a participar da campanha para promover reflexão sobre as cobranças da maternidade.

Quando uma mulher se torna mãe, passa a receber cobranças de todos os lados. Parece que todo mundo – família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho – sabe dizer como uma mãe deve ser. Diante disso e com o objetivo de refletir sobre esses estereótipos, o Clube de Leitura Quindim aproveita o Dia das Mães, a ser comemorado no dia 13 de maio, para lançar a campanha #SerMãeNãoÉ.

#SerMãeNãoÉ

A ação traz um vídeo com depoimentos de cinco mulheres sobre cobranças da maternidade – a escritora Bianca Santana, autora de “Quando me descobri negra” (SESI-SP Editora); a designer Raquel Matsushita, autora de livros infantis premiados; a jornalista Martha Lopes, que pesquisa e escreve sobre maternidade; a ilustradora Thaiz Leão, criadora da Mãe Solo; e a editora Renata Nakano, cofundadora do Clube Quindim. Trata-se de um convite para  desfazer o esterótipo de uma maternidade romantizada. Por isso, convida outras mulheres para enviarem seus depoimentos usando a hashtag #SerMãeNãoÉ. Conheça abaixo o vídeo:

“Na época do Dia das Mães, vemos muitas homenagens romantizadas sobre o que é ser mãe, mas sabemos que o cotidiano não é doce. Quando propagamos esses clichês, acabamos cobrando as mães a se encaixarem neles, numa falsa perfeição que só gera culpa. É o mesmo princípio das obras com as quais trabalhamos no Clube de Leitura Quindim: fugimos de ficção banal que reforce clichês e traga fórmulas prontas. A vida é muito mais rica e complexa, e demanda um olhar crítico que só a literatura de qualidade proporciona.” – diz Renata Nakano.

Clube Quindim: Literatura que faz pensar

O Clube de Leitura Quindim é um espaço virtual (www.clubequindim.com.br) em que os adultos (pais, avós, tios e outras pessoas) conhecem os livros escolhidos por um conselho curador – nas diferentes faixas etárias e capacidade leitora – e podem fazer uma assinatura. Após a assinatura, a criança passa a receber todo mês, em seu nome e embalado como presente, um ou dois livros para desfrutar do melhor da literatura brasileira sozinha ou com os seus familiares. A embalagem é uma estampa da premiada ilustradora Mariana Massarani.

O clube tem se destacado no cenário nacional da literatura infantil pelo importante grupo de especialistas que seleciona os melhores livros para as crianças. Nomes como Adriana Calcanhotto, Marina Colasanti, Ricardo Azevedo, Roger Mello, Walcyr Carrasco e Ziraldo compõem o grupo de curadores. Além disso, o clube é comprometido com a bibliodiversidade e busca levar aos seus leitores livros que correspondam a todas as vozes da literatura.

Conheça no vídeo a matéria sobre o Clube Quindim feita pela GloboNews:

Conheça mais nosso projeto e nos ajude a levar literatura infantil de qualidade para todo o Brasil!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!