Chegar ao final do dia, se aconchegar com seu pequeno na cama e mergulhar em uma história que transporte vocês a outros mundos. Tem coisa mais gostosa? Ler antes de dormir é um hábito delicioso, e que traz série de benefícios ao desenvolvimento do seu filho e, em especial, à relação de vocês. Veja a seguir alguns deles:

10 motivos para ler antes de dormir com as crianças

ler antes de dormir 10 motivos

1. Cria momentos de qualidade com seu filho

Na correria da dupla, tripla jornada de trabalho, são poucos os momentos em que conseguimos estar integralmente com nossos filhos. Quando você se compromete a ler antes de dormir todos os dias, seu filho sabe que este será um momento só de vocês, e que você estará totalmente ali.

2. Favorece o sono

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Pediatria passou a indicar que os pediatras recomendassem a leitura antes do sono. Isso porque ouvir uma história para dormir ajuda a criança a relaxar e embalar o sono.

3. Promove a troca e o afeto

Ao longo da leitura, vocês viverão emoções juntos, trocarão ideias e impressões, falarão sobre temas que muitas vezes não teriam a oportunidade de conversar se não fossem despertados por aquela leitura. Com isso, vocês irão se conhecer mais, um ao outro. Isso irá diminuir mal entendidos. Ficarão mais próximos. E levarão essa vivência – e esse afeto – para toda a vida.

4. Ajuda na saúde do cérebro

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, os primeiros anos de vida da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento. Até os cinco anos, a formação de conexões cerebrais é mais propícia, e as experiências vividas pelos pequenos, como as que são possibilitadas por ler antes de dormir, são essenciais nessa construção para que eles possam pensar, falar, aprender e se relacionar.

5. Desenvolve a empatia e humaniza

A primeira pesquisa empírica sobre o tema, realizada pela Universidade de Cambridge, demonstrou que de todos os tipos textos o único realmente potente no desenvolvimento da empatia é o literário. Isso porque ele permite que o leitor vivencie outras experiências, experimentando situações e emoções que um terceiro sente. Por isso a literatura humaniza, atua no caráter e na formação dos sujeitos – já dizia Antonio Cândido.

Assine o Clube de Leitura Quindim

6. Cria um hábito para toda a vida

Os primeiros anos de vida são essenciais para criar hábitos saudáveis que a criança levará para sempre. É o caso da higiene do sono e do hábito da leitura: os comportamentos relacionados a esses momentos serão levados por toda a vida. Faz toda diferença, nesse sentido, criar um ritual do sono que envolva a leitura. Isso contribuirá muito para torná-la um adulto leitor.

7. Evita aparelhos eletrônicos

Os especialistas não cansam de reforçar que o uso de celulares e tablets antes de dormir afeta o sono e o desenvolvimento das crianças. Uma pesquisa do King’s College com mais de 125 mil crianças e jovens constatou efeitos desse uso como má qualidade do sono, obesidade e depressão infantil.

8. Estimula a criatividade

Quando você lê para seu filho, ele é convidado a usar a imaginação para vivenciar as mais diferentes histórias, estimulando seus sentidos e criando conexões com o repertório que ele já possui. Já diria o poeta francês Arthur Rimbaud: “Tua memória e teus sentidos serão o único alimento do teu impulso criativo”.

Veja também: 10 livros para incentivar a criatividade das crianças

9. Desperta o amor pela leitura

As pesquisas indicam: o afeto é o maior formador de leitor. Apesar de muitos delegarem a formação do leitor para a escola, é sempre uma figura de afeto a maior incentivadora, seja uma mãe, um avô, uma tia ou uma professora querida. É o seu olhar de encantamento para a leitura que irá contagiar o olhar da criança. E ter esse momento diariamente é o melhor presente que alguém pode oferecer.

10. Amplia e diversifica a visão de mundo

À medida que você varia o livro que lê no ritual do sono, descortina ao seu filho uma gama imensa de histórias, com diferentes temas, linguagens, gêneros, autores de diferentes origens, e muitas perspectivas de mundo. Com isso, seu pequeno não só amplia seu repertório como conquista perspectivas além daquelas da bolha em que vocês vivem (sim, todos nós vivemos em nossas bolhas).

Quer saber como montar um acervo diversificado mês a mês, com livros infantis de qualidade, para ler com seu filho? Descubra como escolher os melhores livros infantis.

Assine o Clube de Leitura Quindim