Qual a importância da leitura no desenvolvimento infantil?

Ler para uma criança é oferecer um momento de prazer, de aquisição de conhecimento e, certamente, de troca de carinho. E mais do que isso: contar histórias nessa fase da vida é fundamental para o desenvolvimento infantil. Confira, a seguir, sete motivos separados pelo Clube Quindim que mostram a importância da leitura no desenvolvimento infantil.

1. Faz bem para o desenvolvimento do cérebro

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou um material especial defendendo a leitura na primeira infância, especialmente de 0 a 6 anos. Um dos motivos que tornam ler para uma criança tão importante é porque, nessa fase da vida, a formação de conexões cerebrais é muito mais acelerada. Além disso, as experiências que os pequenos assimilam influenciam muito no desenvolvimento infantil e na arquitetura do cérebro. Então, com a leitura, é possível oferecer essas experiências e estimular esse desenvolvimento.

2. Desenvolve competências essenciais

Tudo o que é ensinado nessa etapa da vida será carregado pelos anos seguintes. Neles, a criança ingressará na escola, aprenderá a ler e a escrever, começará a desempenhar atividades simples, estudar e aprender muito. Ter a capacidade de focar a atenção, de se concentrar, desenvolver a memória e o raciocínio são competências essenciais. E o melhor: ler para uma criança favorece tudo isso!

Importancia da leitura no desenvolvimento infantil menina lendo

3. Contribui para a formação da inteligência emocional

Outro aprendizado que os pequenos devem assimilar na primeira infância é o que possibilita reconhecer os sentimentos. Quando ele entende o que é a raiva, por exemplo, fica mais fácil aprender a lidar com ela. Então, há inúmeros livros que trabalham essa espécie de educação sentimental (separamos alguns aqui). Para ajudar, os pais podem ler essas histórias e questionar o filho sobre essas emoções, promovendo uma conversa sobre os desafios vividos na trama.

4. Desenvolve a empatia

Fala-se muito sobre a importância de criar filhos com empatia. Isso porque, em tempos de tanto acirramento político, saber se colocar no lugar do outro ajuda a construir uma visão de mundo mais complexa e crítica. A literatura, com seus inúmeros personagens e situações, colabora nesse processo, fazendo com que a criança experimente papéis e desafios diversos.