Qual é a importância da leitura para o desenvolvimento infantil? Veja 7 razões

Por que a leitura é importante para o desenvolvimento infantil?

Ler para uma criança é oferecer um momento de prazer, de aquisição de conhecimento e de troca de carinho. E mais do que isso: contar histórias nessa fase da vida é fundamental para o desenvolvimento infantil. Confira, a seguir, sete motivos pelos quais seu pequeno vai se beneficiar muito dessa deliciosa atividade.

  1. Faz bem para o desenvolvimento do cérebro

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou um material especial defendendo a leitura na primeira infância, especialmente de 0 a 6 anos. Um dos motivos que tornam ler para uma criança tão importante é porque, nessa fase da vida, a formação de conexões cerebrais é muito mais acelerada. Além disso, as experiências que os pequenos assimilam influenciam muito no desenvolvimento e na arquitetura do cérebro. Com a leitura, é possível oferecer essas experiências e estimular esse desenvolvimento.

  1. Desenvolve competências essenciais

Tudo o que é ensinado nessa etapa da vida será carregado pelos anos seguintes. Neles, a criança ingressará na escola, aprenderá a ler e a escrever, começará a desempenhar atividades simples, estudar e aprender muito. Ter a capacidade de focar a atenção, de se concentrar, desenvolver a memória e o raciocínio são competências essenciais. E o melhor: ler para uma criança favorece tudo isso!

  1. Contribui para a formação da inteligência emocional

Outro aprendizado que os pequenos devem assimilar na primeira infância é o que possibilita reconhecer os sentimentos. Quando ele entende o que é a raiva, por exemplo, fica mais fácil aprender a lidar com ela. Há inúmeros livros que trabalham essa espécie de educação sentimental (separamos alguns aqui). Para ajudar, os pais podem ler essas histórias e questionar o filho sobre essas emoções, promovendo uma conversa sobre os desafios vividos na trama.

  1. Favorece o desenvolvimento da empatia

Fala-se muito sobre a importância de criar filhos com empatia. Isso porque, em tempos de tanto acirramento político, saber se colocar no lugar do outro ajuda a construir uma visão de mundo mais complexa e crítica. A literatura, com seus inúmeros personagens e situações, colabora nesse processo, fazendo com que a criança experimente papéis e desafios diversos.

  1. Trabalha problemas comportamentais

O desfralde está sendo desafiador por aí? Está atravessando um momento de luto familiar? Seu filho demonstra agressividade com os coleguinhas? Todas essas situações podem se beneficiar muito da leitura. Apresente obras de qualidade que tratem desses desafios e aproveite a história para conversar com seu pequeno sobre o assunto.

  1. Desenvolve a linguagem oral

Como já dissemos anteriormente, a leitura estimula a ampliação do vocabulário da criança. Por meio dela, as crianças podem conhecer 70% mais palavras do que só pelo convívio familiar. Assim, nesses primeiros anos, em que o pequeno precisa aprender a falar bem e formar seu repertório de palavras, ler histórias é essencial. Esse processo também será decisivo para o momento da alfabetização.

  1. Ajuda na qualidade do sono

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, uma em cada três crianças tem problema para dormir. Oferecer uma rotina adequada de relaxamento nesses primeiros anos de vida é vital. Não só porque os pequenos precisam dormir bem para se desenvolver bem, mas também para levarem essa rotina para o resto da vida. Ler, nesse contexto, contribui para relaxar e para uma melhor qualidade do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *