O ano de 2019 já passou e 2020 chegou voando. E, neste primeiro mês, o Clube Quindim enviou livros com que a família toda vai se identificar. Confira os livros de janeiro e conheça uma mãe que voava, irmãos que transformam o banho em uma grande aventura, personagens clássicos dos contos de fadas e um senhor que sempre tem uma história para nos contar!

Pré-leitor (0 a 2 anos)

A mãe que voava
Escritora: Caroline Carvalho
Ilustradora: Inês da Fonseca
Editora: Aletria

A mãe que voava

A mulher que trabalha fora, mantém a casa limpa e organizada, atende a todas as necessidades do bebê… Parece familiar? Neste livro, temos uma mãe assim e entramos em contato com o olhar de admiração da pequena Alice frente à sua mãe. Ela se encanta com a grandiosidade das pequenas coisas do cotidiano. Uma obra cheia de amor e carinho que retrata a relação entre mãe e filha logo nos primeiros anos da vida dela. Uma ótima leitura que vai divertir os menores e encantar os mais velhos que com certeza devem conhecer uma “mãe que voa” na vida real!

O sonho que brotou, Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: DCL

O sonho que brotou

Este é o primeiro livro que Renato Moriconi escreveu. Ele já era conhecido por suas ilustrações, mas essa é a primeira vez em que ele vem nos encantar, não só com seus desenhos, mas também com o seu texto! Neste livro, a personagem desenha tudo o que vê, até mesmo os seus sonhos. Por isso, a imagem tem um grande peso e importância nessa obra, não sendo possível dissociá-la da leitura do texto. Se você foi ou tem contato com um pequeno que adora desenhar, com certeza, vai se identificar com a protagonista dessa obra e seus desenhos.

Leitor iniciante (3 a 5 anos)

Banho (autora Mariana Massarani, editora Global)
Autora: Mariana Massarani
Editora: Global

Banho!

O que você pode encontrar ao mergulhar fundo na sua banheira? Com a imersão do olhar da infância, as águas calmas do banho podem ganhar o ritmo do rio Amazonas. Este livro retrata muito bem o dia a dia de uma família grande no Brasil. A mãe que precisa repetir para os filhos irem logo para o banho e depois para eles saírem logo, a organização para que todos estejam limpinhos para jantar, as crianças com os cabelos enrolados na toalha quando sentam à mesa… Uma obra divertida que todo mundo que faz parte de uma grande família vai se identificar e rir junto desses irmãos que transformam o simples ato de tomar banho em uma grande aventura.

Não sou mais bebê! (escritor Illan Brenman, ilustrações Anna Aparicio Català, editora Aletria)
Escritor: Illan Brenman
Ilustrador: Anna Aparicio Català
Editora: Aletria

Não sou mais bebê!

Há uma fase pela qual muitas crianças passam em que elas não desejam mais ajuda para nada. Elas querem fazer as coisas do jeito delas, mesmo que às vezes tenham alguma dificuldade no início. Se você já teve oportunidade de conviver com os menores, certamente, vai se identificar com a família da pequena Alice, a protagonista desse livro que não quer mais ajuda para nada! Contudo, o que Alice vai descobrir é que ser um pouquinho bebê também pode ser bem divertido!

Leitor autônomo (6 a 8 anos)

O alvo (escritor Ilan Bremnan, ilustrações Renato Moriconi, editora Moderna)
Escritor: Ilan Bremnan
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Moderna

O alvo

Algumas pessoas parecem contar as histórias certas para nos sensibilizar. Parecem acertar nas palavras, dizendo exatamente o que precisamos ouvir. Este livro fala sobre um ancião com essa característica. E, se você conhece alguém assim, com certeza vai se identificar com essa história. Nessa obra, os moradores da cidadezinha pensam que o ancião sempre conta as histórias certas para cada problema, quase como se fosse mágica. Mas talvez o ancião apenas conte suas histórias e as pessoas que encontram nelas as suas interpretações e significados.

Donana e Titonho (escritora Ninfa Parreiras, ilustrações André Neves, editora Paulinas)
Escritora: Ninfa Parreiras
Ilustrador: André Neves
Editora: Paulinas

Donana e Titonho

Este livro fala sobre uma profissão muito arriscada e difícil, que é a dos catadores de lixo. Entretanto, em diversos momentos, a narrativa nos parece alegre, mostra uma vida simples e leve, em especial quando conhecemos os filhos do casal catador. Eles inventam incontáveis brincadeiras com o que os pais acham por aí e, além disso, deixam a imaginação criar vidas fantásticas, ressignificando o que seria considerado lixo com a potência do olhar infantil. E como temos de aprender com esse olhar e sua capacidade de mergulhar em si, encontrando o que precisa para brincar livremente! Indicada ao prêmio Jabuti de 2019, essa obra vai tocar os leitores não só pela escrita de Ninfa Parreiras, como também pelas ilustrações de André Neves.

Leitor Fluente (9 a 12 anos)

HQ. Autor: Diversos Editora: WMF Martins Fontes
Autores: Diversos
Editora: WMF Martins Fontes

Na floresta

Neste livro, conhecemos releituras de contos de fadas dos Irmãos Grimm, cada uma com sua linguagem! Os contos de fadas e os seres que nele habitam sobreviveram ao longo dos séculos porque estão ligados à essência do ser humano. Da mesma forma, trazem sentimentos que pertencem às crianças desde os seus primeiros dias de vida, como amor, ciúme, medo, abandono, perda. A força do conto de fadas está, sem dúvida, nesse encontro entre o real e o imaginário. E, neste livro, com os quadrinhos, os contos ganham ainda uma outra leitura de tal forma que enriquece esses clássicos da literatura universal. Esse livro vai encantar os mais novos e os mais velhos, que irão se lembrar da infância e dos seus contos de fadas favoritos na época!

A loira do banheiro (escritora Januária Cristina Alves, ilustrações Berje, editora FTD)
Escritora: Januária Cristina Alves
Ilustrador: Berje
Editora: FTD

A Loira do Banheiro

Quantas lendas do folclore brasileiro seu filho conhece? A Loira do Banheiro já se tornou um clássico no nosso imaginário. Aliás, muitos de nós podemos ter a lembrança de ouvir a história dessa personagem quando éramos mais novos. Então que tal aproveitar esse livro para, não apenas relembrar essas histórias de assombrações, como também para apresentá-la às crianças de hoje?

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!