HQs ampliam o repertório de leitura das crianças

As histórias em quadrinhos marcam gerações. Você, pai ou mãe, certamente lia a Turma da Mônica, a Turma do Pererê e os quadrinhos do Pato Donald. Assim como os avós se divertiam com as aventuras de Bolinha e Luluzinha, Asterix e Obelix, entre outros. Isso porque esse gênero literário é muito potente e atraente para todas as idades. A imagem sequencial, em diálogo com o texto, oferece ricas possibilidades estéticas e narrativas, desenvolvendo uma série de competências de leitura tanto do texto quando da imagem. Veja algumas histórias em quadrinhos que as crianças vão adorar conhecer:

calvin e haroldo

Calvin e Haroldo – E foi assim que tudo começou (Bill Watterson)

Pense em um menino criativo, espoleta e esperto! Calvin encanta e enlouquece seus pais na mesma medida com todas essas características. Ele é a cara da infância, com sua ingenuidade, sua perspicácia e as brincadeiras que cria ao lado de Haroldo, seu tigre de brinquedo. Com piadas um tanto sarcásticas, essas histórias divertem tanto crianças quanto adultos.

maluquinho

Meu primeiro Maluquinho em quadrinhos (Ziraldo)

O menino de panela na cabeça e rodinhas nos pés nasceu do diálogo entre ilustração e texto. Ele e sua turma deram origem a uma série de livros e revistas em quadrinhos. Esta edição foi preparada especialmente para crianças que estão aprendendo a ler ou que ainda não foram alfabetizadas. Como Ziraldo, nosso querido curador, diz na apresentação: “Ler não é somente juntar letrinhas, fazer bê-á-bá. É também juntar ideias, uma ao lado da outra, e compreender o sentido completo do que se vê – ou do que está escrito”.

peanuts

Peanuts: é para isso que servem os amigos (Charles M. Schulz)

Desde os anos 1950, os personagens dos Peanuts divertem com seu jeitinho especial de questionar as coisas e de expressar sentimentos. Este livro reúne mais de 250 tiras sobre amizade, para mostrar aos pequenos que aceitar nossos amigos como são e estar ao seu lado são valores fundamentais. De quebra, há o cãozinho Snoopy, com seu charme ranzinza, para fazer rir.

pequeno principe

O pequeno príncipe (Joann Sfar)

A história do príncipe que desbrava o universo e nos ensina sobre a vida e a natureza humana encanta leitores há décadas. Publicada em 1943, foi traduzida para 160 idiomas e ganhou versões como esta em quadrinhos. Nela, o quadrinista franco-belga Joann Sfar usa seus traços para trabalhar uma ambientação de sonho e fantasia à história.

mafalda

Toda Mafalda (Quino)

Mafalda é pura inspiração para as novas gerações! Cheia de personalidade, empoderada e preocupada com as injustiças sociais, a garotinha tem um jeito único e inesquecível. Ela é a cara dos anos 1960, quando foi criada, por isso contesta tudo o que vê e é engajada politicamente.

Fazendo quadrinhos em casa

Agora que os pequenos conheceram algumas histórias em quadrinhos, que tal propor que eles criem suas próprias HQs? Tudo o que você precisa é imprimir folhas com os quadros para as crianças desenharem a ação. Na internet, há uma série de templates disponíveis, como estes deste link. Depois, vale acrescentar os balões e ícones de ação. Aqui, você encontra alguns deles. Mãos à obra!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!