Folclore: livros que apresentam a cultura e a identidade para as crianças

Todo mundo tem aquela lembrança gostosa da comida típica da sua família, de uma festa tradicional da cidade ou de uma história que a mãe ou a avó contava na sala de casa. Tudo isso, os costumes culturais de um povo, representa o nosso folclore. Ele é feito de lendas, danças e manifestações variadas. É tão importante para a constituição da nossa identidade que ganhou um dia especial no Brasil, o 22 de agosto.

O folclore nada mais é do que o conhecimento de um povo. E como o pesquisador Luís da Câmara Cascudo dizia: “Cultura popular é aquela que de certa forma nós nascemos sabendo”. Assim, pela fala e pela convivência, essas histórias e esses costumes são passados de geração em geração, com as particularidades de cada região. No nosso país, com essa imensa extensão territorial e enorme riqueza cultural, o folclore significa uma explosão de manifestações.

No Nordeste, se mostra no frevo, no xaxado, no xote e no maracatu. No Sul, se expressa pela dança do fandango, da milonga e da chula. Carnaval, Festas Juninas e Festa do Divino são outros exemplos de manifestações do nosso folclore. Há, ainda, inúmeros personagens que povoam as histórias populares e aparecem também em nossa literatura brasileira. Saci-Pererê, Cuca, Curupira, entre outros, transmitem o clima das florestas e os hábitos do interior do país.

Conhecer essas lendas e transmiti-las às crianças enriquece seu repertório. E mais: fortalece a construção de uma identidade brasileira, um sentimento de pertencer à cultura desse país. Quando nos conhecemos, inclusive como integrantes de uma identidade, é que somos capazes de fortalecer nossas decisões e nossos caminhos. E porque o Clube Quindim valoriza essa construção e a cultura nacional, o folclore está sempre presente nos livros que selecionamos.

 

Indicação do Quindim para o Dia do Folclore 

 

 

O Saci – autor Monteiro Lobato. Editora Globo

Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura para crianças, incluiu nas histórias que acontecem no Sítio do Pica Pau Amarelo diferentes personagens e causos que permeiam o folclore brasileiro.

 

As serpentes que roubaram a noite – autor: Daniel Munduruku, ilustrações das crianças da aldeia Munduruku. Editora Petrópolis

Daniel Munduruku é um escritor indígena com destaque nacional e internacional. Está à frente de vários movimentos em prol da perpetuação e valorização da cultura ancestral.

 

 

Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras – autora: Clarice Lispector, ilustrador: Flor Opazo. Editora Rocco

Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras que transita por diferentes gêneros. Clarice tem destaque internacional sendo reverenciada e estudada por inúmeros especialistas do mundo.

 

 

A turma do Pererê – autor: Ziraldo. Editora Globo

Esta obra surgiu na década de 1960 e foi a primeira revista em quadrinhos escrita totalmente por um único autor. Ziraldo se inspirou em personagens de mitos e lendas do folclore brasileiro.

 

 

Lendas brasileiras para jovens – autor: Luís Câmara Cascudo. Editora Global

Luís Câmara Cascudo é o maior folclorista brasileiro. Suas obras como Dicionário do Folclore Brasileiro e Contos tradicionais do Brasil são referências a todos os estudiosos da área.

 

 

Abecedário de personagens do Folclore Brasileiro – escritora: Januária Cristina Alves. Ilustrador: Berje. Editora SESC/FTD

Uma belíssima obra, com designer arrojado, que apresenta os mais diferentes e esquisitos personagens do folclore.

 

 

 

Meu livro de folclore – autor: Ricardo Azevedo. Editora Ática

Ricardo Azevedo é um dos maiores pesquisadores e escritores na área do folclore brasileiro. Tem diversos títulos publicados como, por exemplo, Armazém do folclore e Contos de enganar a morte. 

 

Bumba meu Boi Bumbá – autor: Roger Mello. Editora Global

O escritor e ilustrador Roger Mello, ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, tem um trabalho autoral de valorização da cultura popular e do folclore brasileiro. Escreveu outros livros como Cavalhadas de Pirenópolis, Meninos do Mangue, Curupira e Maria Teresa.

 

 

Mitos, Festas e Crendices e superstições: o folclore do Mestre André – autor: Marcelo Xavier. Editora Formato

Este livro faz parte de uma trilogia que tem outros dois títulos: Mitos e Festas.

O Mestre André é  um grande contador de histórias e se tornou uma referência sobre a narrativa popular. A obra tem ilustrações tridimensionais, confeccionadas em biscuit, do talentoso artista Marcelo Xavier que foram fotografadas por Gustavo Campos.

 

Você pode saber um pouco mais sobre alguns personagens do nosso folclore acessando no Blog do Clube Quindim o artigo 5 personagens do folclore brasileiro que as crianças vão amar conhecer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *