Como aumentar o vocabulário com a leitura?

São inúmeros os benefícios promovidos pelo ato de ler para seu filho. Entre eles, está a capacidade de aumentar o vocabulário da criança de forma muito expressiva. Para saber como promover esse estímulo na vida do pequeno, confira as dicas do Clube Quindim.

Leitura e vocabulário

Estudos recentes atestam aquilo de que muita gente desconfia: a leitura é um excelente estímulo para aumentar o vocabulário da criança. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que a leitura permite que os pequenos conheçam 70% mais palavras do que é possível pelas conversas entre pais e mães. Isso porque, de acordo com os criadores do estudo, livros introduzem novos assuntos e palavras que os pais normalmente evitam em seu discurso diário.

Outro trabalho, publicado na revista científica “Pediatrics”, acompanhou famílias de baixa renda de Boa Vista (RR). Ele constatou que um programa de leitura foi fundamental para ampliar o vocabulário das crianças, além de melhorar a qualidade de relacionamento familiar, diminuir a violência e ainda impactar de modo positivo sobre o desenvolvimento cognitivo.

Leia desde cedo

Para que ler histórias para bebês pequenos, que parecem entender pouca coisa? Engana-se quem pensa que esse ato não tem significado na vida das crianças. A leitura que se inicia nessa primeira infância apresenta aos bebês a noção de ritmo, a oralidade e, claro, estimula a criação de um vocabulário complexo. Se você não sabe bem como começar, acesse as dicas que separamos aqui.

Apresente palavras novas

Durante a leitura, fique de olho nas palavras que surgem. Se uma delas lhe parece complexa, pergunte ao seu filho se ele a conhece e se sabe seu significado. Assim, ele pode expandir seu repertório. Ensinar sinônimos, ou seja, palavras equivalentes às que vocês leram é outra forma de ampliar o vocabulário da criança. A repetição, expondo o pequeno à palavra várias vezes, é outro ato que ajuda a turbinar esse aprendizado.

Promova discussões

Para além da leitura, promover um debate sobre o que se leu é uma forma de dar oportunidades para que seu filho faça uso das palavras novas que aprendeu. Ele também treina sua capacidade argumentativa, seu senso crítico e sua habilidade para raciocinar, competências importantes para a ampliação de vocabulário.