O Carnaval de Rua de São Paulo está mais vivo do que nunca. Afinal, desde 2014 com a regulamentação da folia nas ruas da cidade, São Paulo chegou a expressiva marca de mais de 796 blocos e 891 desfiles oficiais previstos para este ano. A festa, que já começou em janeiro, é uma vivência de cidadania, democracia, resistência, bem como de criatividade, respeito e diversão. Para curtir com os pequenos a experiência vai desde planejar a fantasia (e os simbolismos de cada uma) até escolher o bloco que tem mais identidade com cada família. Confira dicas sobre os melhores blocos de carnaval infantis:

Dicas para curtir os blocos de carnaval infantis com os pequenos

  • Muita água, protetor solar e boné não podem faltar.
  • A fantasia tem que ser, acima de tudo, confortável.
  • Dê à criança uma pulseira com o nome dela, o seu nome e um telefone para contato, afinal, segurança nunca é demais.
  • Deixe o carro em casa.
  • Tome um café da manhã reforçado e leve lanchinhos fáceis na bolsa ou pochete.


Os melhores blocos de carnaval infantis para ir com a família

1. Mamãe Eu Quero

O bloco infantil Mamãe Eu Quero tem a proposta de proporcionar aos pequenos paulistanos a alegria de participar do Carnaval de Rua com segurança. O objetivo é incentivar o gosto pela fantasia, a descoberta da música brasileira e, além disso, favorecer as brincadeiras entre as famílias em locais públicos.

Com o propósito de agradar crianças de todas as idades, existe uma bateria com ritmistas que tocam seus instrumentos fantasiados de super-heróis e personagens infantis. No repertório, marchinhas, hits, MPB e músicas para crianças. Aliás, em 2020, Masha e o Urso estão com a presença confirmadíssima no carnaval do Mamãe.

Onde: Praça Irmãos Karmann, pertinho da Av. Sumaré.
Quando: 15 de fevereiro, sábado, a partir das 10h.
Fique de olho: O bloco é grande, por isso, chegar perto do trio só é uma opção se você chegar cedo e tiver muita disposição. O som é ótimo e também dá pra ficar curtindo com mais sossego do parquinho que tem na praça.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/blocomamaeeuquero/

2. Berço Elétrico

Direcionado principalmente para famílias com crianças na primeira infância (6 meses a 6 anos), já na 1ª edição do Berço Elétrico, o bloco recebeu mais de 3.000 pessoas. Portanto, aglomeração, música alta e falta de organização não são mais desculpas para você deixar o seu bebê em casa ou não participar do carnaval.

Onde: praça Horácio Sabino (próximo às estações do metrô Sumaré e Vila Madalena) .
Quando: 22 de fevereiro, sábado, das 10h às 14h.
Fique de olho: O bloco conta com fraldário, tenda de amamentação, medidor de decibéis, banheiros e os famosos berços elétricos (que são pagos, mas tem metade da renda revertida em leite em pó e fraldas para instituições carentes).
Página do bloco: https://bercoeletrico.com.br/

3. O Bloco-Mundo de Crianças Gigantes

Criado em 2018, o Bloco-Mundo de Crianças Gigantes veio com a missão de resgatar a infância e, além disso, o brincar. Eles não só são um bloco aberto para as “crianças” de 0 a 100 anos, como também promovem festas voltadas para outras datas comemorativas como o arraial junino e o mês das crianças em outubro.

Onde: rua Madre Cabrini, Vila Mariana.
Quando: 16 de fevereiro, domingo, das 10h às 15h.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1242340892640553/

4. Sainha de Chita

Com o astral e a energia do carnaval de rua, o Sainha de Chita arrebata os pequeninos corações pueris, fazendo do seu show uma grande balbúrdia! Tem música, alegoria, encenações e principalmente brincadeiras para a criançada e também pro papai e pra mamãe.

Confira a programação:
9/02 – Largo da Pancada – 14h
Av. Humberto Gomes Maia x Av. Lázaro Amâncio de Barros
15/02 – Bloquinho na rua – 11h
Praça Rios dos Campos (Pompeia)
16/02 – Brasilândia – 14h
Rua Ibiraiaras, 439
22/02 – SESC Campinas – 15h30
25/02 – SESC Santos – 11h30
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/sainhadechita2019/

5. Carnapupa

Dentre os blocos de carnaval infantis de São Paulo, esse foi o primeiro de inclusivo e é uma iniciativa do blog Lagarta Vira Pupa criado pela jornalista Andréa Werner, mãe de uma criança dentro do espectro autista e, além disso, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Como tudo é feito voluntariamente, os pais que desejarem também podem ajudar oferecendo água, quitutes, bem como atividades para as crianças. Para quem deseja colaborar, entre em contato com a Lagarta Vira Pupa pelas redes sociais.

Seu filho tem alguma deficiência que torna a música alta do carnaval insuportável? Tudo bem! Afinal, vai ter música bem baixinha! Sua filha é cadeirante? Tudo bem! Porque será acessível para ela! Seu filho não tem deficiência? Ele está super convidado a ir e a brincar com crianças de todos os tipos, cores e jeitos!

Onde: Câmara Municipal de São Paulo (Centro).
Quando: 8 de fevereiro, sábado, das 14h às 17h.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2539417779681110/

6. Charanguinha do França

O Bloco Charanga do França cresceu tanto que acabou tendo o próprio filho. O Charanguinha é o bloquinho infantil idealizado para as crianças curtirem o Carnaval desde que são pequenos. No melhor estilo Fanfarra a Charanguinha encanta, sobretudo, com a metaleira groovada.

Onde: Rua Major Sertório (República).
Quando: 29 de fevereiro, sábado, 9h.
Página do bloco: https://www.blocosderua.com/blocos/charanguinha-do-franca/

7. Urubozinho

Filho do Bloco Urubó, o Urubozinho “nasceu” em 2014 e é voltado para crianças de todas as idades! No charme da Freguesia do Ó, Urubozinho é o bloco que abraça famílias de toda a cidade num clima quase interiorano.

Onde: Igreja da Matriz – Freguesia do Ó, Zona Norte.
Quando: 15 de fevereiro, sábado, das 9h às 11h.
Fique de olho: O bloco oferece pulseiras de identificação para nenhuma criança ficar perdida!
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/urubozinho.urubozinho

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


Juliana Aranega

JULIANA ARANEGA

Juliana Aranega é curadora de assuntos de gente grande e sabe que o coração bate no mesmo ritmo do tambor quando está cercada de crianças, sonha ainda em ser tia profissional.


Vinicius Lima

VINICIUS LIMA

Vinicius Lima é o tio mais carnavalesco que as crianças conhecem. Batuqueiro período integral e hoteleiro nas horas vagas, é fã de carteirinha do Clube Quindim.


Os dois juntos formam a rede de apoio que toda mãe queria ter: levam seus filhos para passear, conhecem as programações do momento e estão sempre presentes <3