Passeio com as crianças durante as férias: visite bibliotecas

As férias estão chegando, e com elas, tempo de sobre para os passeios com as crianças. Para quem não viaja nesse período, explorar a cidade é uma ótima opção para apresentar locais diferentes aos pequenos. Melhor ainda se agregar muita cultura a essas visitas. Nesse sentido, vale a pena conhecer as bibliotecas por aí, aproveitando o momento para descobrir novas leituras e vivenciar instantes de diversão com a criançada. Veja, a seguir, bibliotecas para conhecer com seus filhos nas férias.

Biblioteca do Centro Cultural São Paulo

O espaço reúne uma série de bibliotecas que totalizam 120 mil livros e documentos. Entre elas, há a Biblioteca Pública Municipal Louis Braille, preparada para atender pessoas com deficiência visual e mais de cinco mil livros em braile e audiolivros. Tem também a Gibiteca Henfil, com mais de 10 mil álbuns em quadrinhos e gibis, e uma sala de leitura infantojuvenil, voltada para a formação de leitores.

Endereço: R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Tel.: (11) 3397-4002.

Biblioteca Hans Christian Andersen – Contos de Fada

Bibliotecas em São Paulo - Ambiente encantado da biblioteca Hans Christian Andersen
Ambiente encantado da biblioteca Hans Christian Andersen

Com a inspiração do autor Hans Christian Andersen, a biblioteca é temática dos contos de fada. Tem um acervo específico, especializada nesse tipo de história, e um ambiente mágico. Ali, livros de literatura infantil ficam guardados em estantes com formato de castelo, junto com um espaço acolhedor para os pequenos. Seu encantador acervo tem mais de 17 mil livros, com mais de 800 de contos de fada, e 78 DVDs de filmes infantis.

Endereço: Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Tel.: (11) 2295-3447.

Biblioteca Mário de Andrade

A maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país reúne uma série de coleções, entre elas uma seção de obras raras e especiais. Só por sua beleza e importância histórica já vale a visita, mas os pequenos vão adorar a sala infantil (imagem destacada acima), com livros especiais para eles, um ambiente divertido e uma programação cheia de eventos culturais.

Endereço: R. da Consolação, 94. Tel.: (11) 3775-0002.

Biblioteca Monteiro Lobato

A biblioteca que leva o nome de um dos maiores autores brasileiros é dedicada à literatura infantil. Em seu andar térreo, tem uma sala infantil com títulos para os pequenos, prateleiras baixas e um espaço aconchegante para a leitura. No andar superior, é possível encontrar títulos juvenis e um acervo de gibis capaz de encantar a garotada. Os bonecos inspirados na Turma do Sítio do Picapau Amarelo, espalhados pelo prédio, dão o toque especial ao local.

Endereço: R. General Jardim, 485, Vila Buarque. Tel.: (11) 3256-4122.

Biblioteca Viriato Corrêa

O espaço é dedicado à literatura fantástica, capaz de transportar o leitor a uma forma diferente de perceber o mundo e a realidade. Seu acervo tem mais de 3 mil livros, entre infantis, juvenis, quadrinhos e mais de 2 mil gibis. Os pequenos contam com uma sala especial para eles, em que os livros estão em prateleiras baixas e vagões de trem de madeira.

Endereço: R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Tel.: (11) 5573-4017.

É possível acessar todas as bibliotecas de São Paulo neste endereço.

O melhor clube de assinatura infantil