6 livros de aventura para crianças e jovens

A importância de ler livros de aventura de qualidade

Uma das maiores qualidades da literatura é sua capacidade de nos transportar para outros mundos e situações. Pelas páginas de livros de aventura, é possível visitar o centro do planeta, explorar outras galáxias, se transformar em um bruxo e conhecer seus maiores heróis. Essa potência da literatura ensina, estimula o vocabulário e desenvolve empatia. É porque acreditamos muito nela que nós, do Clube Quindim, trabalhamos para levar literatura de qualidade para as casas das famílias brasileiras. Aqui, separamos alguns livros de aventura que vão seduzir a todos aí no seu lar. Dá uma olhada:

 

Caçadas de Pedrinho (Monteiro Lobato)

Este é mais este clássico do celebrado autor brasileiro Monteiro Lobato. As aventuras envolvendo o Sítio do Picapau Amarelo e as matas que o rodeiam dão o tom da história. Depois que Marquês de Rabicó acredita ter visto uma onça, Pedrinho monta uma expedição para caçar o animal. No entanto, revoltados com a caçada, os animais da região decidem se vingar.

 

A ilha perdida (Maria José Dupré)

é Este livro é um dos maiores clássicos da literatura juvenil brasileira. Ele foi o título mais vendido da coleção Vaga-Lume, popular no Brasil nos anos 1970 e 1980. Na história, dois meninos apaixonados por aventuras, Henrique e Eduardo, vão a uma ilha próxima. Depois de muitos desafios, os garotos acabam por se separar. A trajetória envolve um homem misterioso, macacos amigáveis e tentativas para sobreviver por ali.

 

Os meninos da rua Paulo (Ferenc Molnar)

Este é um best-seller húngaro, publicado em 1907 e conhecido no mundo todo. Trata-se de um livro de aventura que contagia seus leitores com seu espírito de união e amizade. Nele, um grupo de garotos defende um pedaço de terra que serve para suas brincadeiras, onde fundam a “sociedade do betume”. Isso até que outro grupo de meninos resolve tomar o “grund” deles e lhes declarar guerra. De um jeito encantador, o livro trata da passagem para a vida adulta e questiona valores como respeito, cidadania e responsabilidade.

 

Meninos do mangue (Roger Mello)

O que pode acontecer quando a Sorte e a Preguiça decidem pescar siri no mangue e apostar quem conseguiria pegar o siri com mais patas? Claro que a Sorte vai levar vantagem nessa, e obrigar a Preguiça a contar oito histórias. A partir daí, o leitor vai passear por causos sobre os bichos e as pessoas que habitam o mangue do país. É uma história divertida e rica em elementos da nossa cultura. Com texto e belas ilustrações de Roger Mello, um dos curadores do Clube Quindim, este livro é reconhecido por uma série de instituições, como o Prêmio Internacional do Livro Espace-Enfants, da Suíça. E também já foi entregue aos leitores do Clube Quindim.

 

Viagens de Gulliver (Jonathan Swift)

O começo desta obra, lançada em 1726, é famoso: um sobrevivente de um naufrágio se vê preso e amarrado por uma legião de minúsculos homenzinhos. Ele está na costa de Lilipute, onde enfrentará uma série de aventuras. Este livro é considerado um dos marcos da ficção científica e uma espécie de livro de viagens. Nele, o autor não só diverte mas questiona a ambição e o apego inerentes à condição humana.

 

 

Vinte mil léguas submarinas (Júlio Verne)

Nada como um bom clássico da literatura universal para fazer as crianças e jovens se apaixonarem pela leitura! Lançado em 1869, este livro combina os conhecimentos científicos da época com a criatividade do autor. A narrativa começa quando o navio Abraham Lincoln, da marinha norte-americana, se prepara para uma expedição a fim de encontrar um monstro marinho. No entanto, os tripulantes do navio acabam atirados ao mar e salvos pelo capitão Nemo e seu incrível submarino Náutilus.

 


Quer receber em casa o melhor da literatura infantil? Cadastre-se em nosso projeto e receba livros de aventura e de muitos outros gêneros selecionados por Roger Mello, Ziraldo, Marina Colasanti e muitos outros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *