5 personagens do folclore que as crianças vão amar conhecer!

O Folclore Brasileiro

Quem é adulto certamente se lembra de uma ou outra história do folclore brasileiro que os pais, avós ou tios contavam. São histórias ricas em fantasia e mistério, o retrato da cultura popular, que encantam pessoas de todas as idades, fortalecem nossa identidade e mantém viva a mitologia do nosso país. No Blog do Quindim, a gente já falou sobre várias lendas indígenas. Apresentar as lendas e os personagens do folclore para os pequenos com uma boa obra de referência ganha um sabor todo especial, que a criança certamente vai levar para o resto da vida. Para ajudar você nesse tarefa, a equipe do Quindim listou cinco figuras fascinantes e menos conhecidas do folclore nacional, com ilustrações maravilhosas de Berge (Abecedário de personagens do folclore brasileiro, da Januária Cristina Alves).

1. Arranca-línguas

Essa criatura que tem um nome de meter medo é conhecida também como o King Kong do Cerrado. Isso porque a lenda diz que ela se pareceria a um gorila gigante que habita as matas do Araguaia e adora comer línguas de animais como cabras, cavalos e bois – e só roubaria a língua de humanos no caso dos ladrões de gado. Fato curioso é que, em 1938, um poeta e professor goiano chamado Zoroastro Artiaga contou que a febre aftosa foi responsável por fazer a língua dos animais caírem, e assim teria surgido o mito.

2. Cachorrinha-d’água

Dizem que essa figura mágica dá muita sorte a quem a encontra, trazendo riquezas sem fim para a pessoa. Com a aparência de uma cachorra branca com uma estrela na testa, vive nas margens do rio São Francisco, onde gosta de se secar ao sol. O animal é mencionado no poema “Águas e Mágoas do Rio São Francisco”, de Carlos Drummond de Andrade.

3. Cobra-Honorato

A lenda diz que uma índia que se banhava no rio Trombetas, afluente do rio Amazonas, encontrou a temida Cobra-Grande e teve com ela duas cobras gêmeas, Cobra-Honorato e Maria. O primeiro era bom e não fazia mal a ninguém, mas a segunda era terrível: atacava os pescadores, feria os peixes e alagava embarcações. Alguns falam que, um dia, Honorato teria matado a irmã. Depois, de tempos em tempos, se desencantava, virava homem e ia para a cidade dançar com as moças. Até o dia em que teria conseguido se tornar homem para sempre.

4. Caipora

Ela é a verdadeira guardiã das florestas e, para alguns, seria prima do Curupira, outra criatura do nosso folclore. Com o corpo coberto de pelos e sempre montada sobre um porco-do-mato, para uns, ela persegue caçadores e protege os animais da natureza, desorientando predadores e espantando cães de caça. Para outros, ao contrário: namora caçadores. Dizem também que, para agradar essa criatura, os homens podem lhe dar mingau sem açúcar ou sal.

5. Cumacanga

Quando a cabeça de um lobisomem se descola do corpo e sai voando por aí em uma bola de fogo, vira a Cumacanga. Ela seria uma mulher que se relacionasse com um padre ou a sétima filha desse tipo de união. Essa lenda é muito comum no Pará e no Maranhão. Para algumas tribos indígenas a Lua seria uma dessas cabeças que teria subido aos céus.

Para conhecer mais

Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro – Januária Cristina Alves e Berje (SESC/FTD)

Geografia dos Mitos Brasileiros – Luís da Câmara Cascudo (Global)

Turma da Mônica: Lendas Brasileiras – Mauricio de Sousa (Girassol)