5 livros infantis que vão ajudar seu filho a lidar com as emoções

Lidando com as emoções dos pequenos por meio de livros infantis

O que você diz para o seu filho quando ele cai e chora? E quando tem um ataque de raiva ou faz uma tremenda birra? Lidar com a frustração, a tristeza e a raiva nem sempre é fácil para as crianças. Nem para os pais e familiares – manter a paciência diante desses rompantes pode ser um grande desafio. No entanto, ajudar o pequeno a reconhecer o que sente pode ajudá-lo a enfrentar melhor suas emoções. Além disso, esse processo fortalece o autoconhecimento da criança e contribui para que ela saiba comunicar seus sentimentos e tome decisões mais saudáveis ao longo da vida.

Esse aprendizado ganhou o nome de “alfabetização emocional” nos anos 1990. Trata-se do processo de apresentar os sentimentos e as emoções ao seu filho. E os livros são um grande amparo desse processo. Por meio das histórias, é possível vivenciar emoções e sensações, exercitando a empatia, a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Para ajudar sua família a enveredar pela alfabetização emocional com as crianças, a equipe do Clube Quindim separou alguns livros que abordam as emoções e os sentimentos com sutileza e beleza!

 Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque): medo

Quase toda criança tem a fase de vivenciar um medo com intensidade. E o medo do lobo clássico das histórias infantis é muito comum. Nesta história, ilustrada por Ziraldo, uma garotinha tem medo de tudo – não à toa é “amarela”! Por conta desse sentimento, não consegue rir e sair de casa. Até que um dia se vê cara a cara com o lobo, mas, em vez de morrer de medo, descobre uma forma poderosa de combater essa sensação angustiante. É uma ótima história para ajudar as crianças a driblarem os receios e entenderem a força que as palavras têm.

 

A incrível sombra de Jack (Tom Percival): autoaceitação

Ninguém é uma coisa ou outra, sempre bom ou sempre ruim. Este é um livro que mostra justamente isso. Nele, Jack é um garotinho comum, com uma sombra mágica. A sombra é sua companheira de brincadeiras, mas um dia começa a aprontar um monte de travessuras. Depois que os pais de Jack o culpam pela bagunça, o menino fica com raiva e expulsa a sombra para sempre. No entanto, logo percebe que a sombra faz parte dele e que sua rudeza pode afastá-la para sempre.

 

Jeremias desenha um monstro (Peter McCarty): solidão e timidez

Jeremias é um garotinho solitário, que vive em seu apartamento e nunca desce para brincar com outras crianças. Mas tudo muda quando ele desenha um monstro enorme. Insaciável e difícil de agradar, o monstro pede que Jeremias desenhe mais e mais coisas. Televisão, bolo, torradeira, chapéu… nada faz o monstro parar. Isso até que Jeremias tem uma ideia para despachar a criatura. Com sutileza, vale pontuar para a criança como o monstro se parece com Jeremias, e põe para fora a frustração que o menino sente ao estar sozinho.

 

Pedro vira porco-espinho (Janaina Tokitaka): birra e raiva

De onde vêm os sentimentos? Que efeitos eles têm sobre nós? Essas são algumas perguntas que norteiam este livro. Nele, Pedro é um garotinho comum, mas, quando algo não acontece como espera, ele se transforma em um porco-espinho. Boa obra para pensar sobre o comportamento das crianças em torno dos dois anos, que costumam ser acometidas por acessos de birra. Também ajuda a debater as oscilações de humor comuns na primeira infância.

 

A raiva (Blandina Franco e José Carlos Lollo): raiva e fúria

Que criança ou adulto nunca foi acometido por um ataque de fúria? Não é fácil aprender a lidar com esse sentimento capaz de nos consumir e desestabilizar. Neste livro, a raiva aparece pequenininha, como um bichinho à toa, que aos poucos vai crescendo e ganhando força. Logo, tudo passa a alimentá-la até que ela se torna uma fúria! Com bom humor, a obra é ótima para entender a maneira como os sentimentos muitas vezes se apossam de nós, e como é difícil tomar decisões quando se é tomado por esse tipo de sensação.

 

 


Benefícios de uma boa leitura

Quer estimular seu filho para a leitura e oferecer a ele todos os benefícios que uma boa literatura pode trazer? O Clube de Leitura Quindim seleciona os melhores livros para cada faixa etária, com o apoio de um time de especialistas incrível e muito sensível às necessidades da infância e pré-adolescência. Conheça nosso projeto e ofereça a seu filho a oportunidade de gostar de ler!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *