Para muitos, desenvolver o pensamento matemático e o raciocínio lógico infantil se tornou sinônimo de algo difícil. No entanto, esse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento infantil. Afinal, ele está relacionado à capacidade de organizar situações do dia a dia, buscar soluções para problemas e elaborar argumentos bem-estruturados.

Um dos maiores problemas do ensino da matemática é que ele costuma ser promovido por meio de exercícios repetitivos e de fórmulas. Com isso, pode gerar desinteresse e a impressão de que se trata de um assunto desagradável. Mas é possível driblar isso: nós, do Clube Quindim, relacionamos 4 maneiras de desenvolver a matemática e o raciocínio lógico infantil de uma forma diferente. Confira:

1. Invista em jogos

Além de divertir, os jogos têm o poder de desafiar as crianças a desenvolver estratégias e soluções para problemas. Eles também podem promover o aprendizado de competências específicas, favorecer o desenvolvimento infantil e até fortalecer o vínculo entre o pequeno e seus familiares. Boas opções de jogos, nesse sentido, são os de tabuleiro, como Banco Imobiliário, Batalha Naval e Detetive, bem como os quebra-cabeças e jogos da memória, que desenvolvem o raciocínio lógico infantil.

2. Monte e remonte

As brincadeiras que envolvem blocos de montar são inesgotáveis! Ainda que muitas vezes venham acompanhadas de manuais com um passo a passo, a maior vantagem desse tipo de brinquedo é que a criança pode experimentar uma infinidade de configurações. Dessa maneira, estimula a criatividade, a capacidade de planejar e executar encaixes, o raciocínio lógico infantil, além dos mecanismos de erro, busca por soluções e acerto. É divertido e cheio de aprendizados.

3. Tecnologia com inteligência

Em excesso, sabemos que o uso de tablets e smartphones pode gerar um impacto negativo sobre o desenvolvimento da infância, limitando sua capacidade de ser criativa e de se encantar com o novo. No entanto, com equilíbrio, é possível usar o melhor que ela pode oferecer, por meio de jogos e aplicativos capazes de promover o contato com a matemática. Um jogo digital bem famoso é o Tetris, que desafia o jogador a encaixar blocos que caem na tela. Hoje, também há uma série de aplicativos que trazem operações matemáticas, problemas a serem resolvidos e até desafios com labirintos e percursos. Basta explorar as opções com seu filho e ver qual mais se adequa a vocês!

4. Use e abuse da literatura

O poder da literatura é infindável! Contribui para o desenvolvimento infantil, para o fortalecimento de vínculos, estimula a criatividade e a empatia. E até pode ajudar a despertar o interesse pelo raciocínio matemático. Para isso, você pode olhar para os versos de um poema: os sons, a métrica e a forma cadenciada como as palavras se articulam têm relação direta com a matemática. Ou então, oferecer literatura policial, como os clássicos de Sherlock Holmes ou alguns juvenis contemporâneos, que desafiam o raciocínio lógico. Ou, ainda, apresentar como a estrutura de uma narrativa pode se repetir de diferentes maneiras, como no caso da Jornada do Herói. Que tal, então, promover uma leitura conjunta de poemas com seu filho? Nós separamos alguns especiais aqui.